O Patriarca Sirian Ortodoxo de Antioquia realiza encontro histórico com o Patriarca Greco-Ortodoxo de Antioquia no conhecido “Vale dos cristãos”

Sua Santidade Moran Mor Inácio Efrém II, Patriarca de Antioquia e todo Oriente, juntamente com uma grande delegação de hierarcas e clérigos da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia foi recebido no dia 17 de agosto por Sua Beatitude João X, Patriarca Greco-Ortodoxo de Antioquia e todo o Oriente, no histórico Mosteiro Greco-Ortodoxo de São Jorge, localizado no “Vale dos cristão”s na cidade de Meshtaye, no noroeste da Síria.

No dia 18 o Patriarca Mor Inácio Efrém II celebrou a Divina Liturgia na presença do patriarca João X e de um grande número de fiéis ortodoxos, inclusive crianças abandonadas por conta dos conflitos na região. Na cerimônia também esteve presente Talal al-Barazi, governador de Homs. Após a liturgia uma oração conjunta pela paz foi feita pelos dois hierarcas ortodoxos.

O encontro é considerado histórico, pois além de tudo, foi celebrada a Divina Liturgia segundo a tradição siríaca ortodoxa em um mosteiro bizantino com a presença de ambas comunidades.

O Patriarca Mor Inácio Efrém II sublinhou a necessidade de paz na região e também agradeceu ao Patriarca João X pela recepção histórica. O governador Talal al-Barazi falou sobre a importância da tolerância e da conservação dos valores religiosos, enfatizando que a paz já vem sendo alcançada em muitos aspectos e concluiu afirmando que é necessários um grande esforço de todos os lados para preservar a história e a civilização da Síria.

Anúncios