Mensagem de Natal 2014 de S.S. Moran Mor Inácio Efrém II Karim

Patriarca de Antioquia e Todo Oriente
Supreme Chefe da Igreja Sirian Ortodoxa Universal

Nossos amados filhos em Cristo,
Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
“O povo que andava nas trevas viu uma liz” (Isaísas 9:2)

A profecia de Isaías está cumprida: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7: 14). A luz da salvação bilhou sobre nós; Ele é o verdadeiro sol da justiça, nosso Senhor Jesus Cristo. Com o Seu nascimento  ele removeu a escuridão da ignorância de nosso mundo, obscurecida pelo pecado, pelo desespero e pela perca de fé. Sua Luz encheu os corações das pessoas para brilhar com esperança em todas as criaturas, porque Ele é verdadeiramente “a luz do mundo” (João 8: 12).

Nestes dias difíceis, quando o homem está tratando injustamente seu companheiro e recusando-se a aceitar os outros, observamos a pobreza tomando conta da vida humana. Muitos tornam-se indiferentes; seus olhos ficam cegos e os ouvidos ensurdecidos à realidade amarga e grande miséria que seus companheiros estão experimentando. No entanto, a esperança no Senhor permanece grande e se renova com o Seu nascimento milagroso; a dor passa a ter a alegria prometida e o Natal é alegremente celebrado. O humilde recém-nascido devolveu nossa vida após a morte causada pelo pecado; Ele nos deu a vida eterna.

Nos países do Oriente Médio, no Iraque, Síria, Líbano e Egito, nós celebramos essa ocasião sagrada, apesar da misériacausada pelos massacres e pela migração forçada que nos afetam. Apesar da continuação do sequestro de nossos amados irmãos em Cristo, Suas Eminências, o Arcebispo de Aleppo Mor Gregorius Youhanna Ibrahim e Dom Boulus Yaziji (Greco-Ortodoxo), pelos quais oramos para que estejam conosco em breve, vamos levar o jugo de Cristo para sermos testemunhas de luz e vida.

Nessa ocasião, desejamos a todos os nossos filhos e filhas espirituais em nossas paróquias e dioceses da Igreja Sirian Ortodoxa em todo o mundo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Oramos para que o ano de 2015 traga um fim à guerra e que a paz prevaleça na terra . Também oramos pela boa saúde, bem estar e prosperidade de todos vocês.

+++

Tradução: Mons. Paulo Milton Justus