XX Sínodo Ortodoxo Nacional é realizado em Hidrolândia – GO

Sob a presidência de S.E. Mor José Faustino Filho, arcebispo das Igrejas Sirian Ortodoxas em Missão no Brasil, e de S.E. Mor Titos Paulo Tuza, Delegado (Núncio) Patriarcal para as Igrejas em missão no Brasil, realizou-se entre os dias 20 e 22 de julho a vigésima edição do Sínodo Ortodoxo Nacional (SON), cujo objetivo é fazer um balanço da missão sirian ortodoxa no Brasil reunindo todos os padres e diáconos das comunidades missionárias, além de traças diretrizes para a ação evangelizado da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em nosso país, englobando assuntos de teor pastoral, criação de novas comunidades, formação de futuros missionários (sejam leigos ou clérigos), comunicação e questões de cunho administrativo.

13775969_302945360054250_6108777390769108940_n

O evento foi realizado na Casa de Retiro São Leopoldo, no município de Hidrolândia – GO, no qual estiveram os dois arcebispos, cinco monsenhores, mais de 40 padres, além de diáconos, vocacionados e lideranças leigas. Um dos assuntos mais importantes tratados no evento, foi a visita de Sua Santidade Moran Mor Ignatius Aphrem II Karim, Patriarca de Antioquia e Todo Oriente e Chefe Supremo da Igreja Sirian Ortodoxa em todo o mundo, marcada para o final do mês de outubro ao Brasil. Será a primeira visita do atual patriarca da Igreja ao Brasil como patriarca, já que este, quanto arcebispo nos Estados Unidos, já esteve em nosso país em pelo menos duas ocasiões. O patriarca visitará, inicialmente, a capital federal – Brasília – DF – onde está sediada a nunciatura apostólica e, posteriormente, o estado de Goiás, onde encontrará com o clero local e demais representantes dos demais estados. Para a visita, já estão marcados encontros oficiais com autoridades federais, estaduais e municipais e líderes de outras Igrejas cristãs.