No ar em 2018 a Suboro TV, do Patriarcado Sirian Ortodoxo

Damasco (RV) – O Patriarcado de Antioquia dos sírio-ortodoxos, com sede em Damasco, anunciou a criação de seu próprio canal de televisão, também como forma de expressar com sua programação o cuidado pastoral dos cristãos siríacos.

O canal se chamará ‘Suboro TV’ – palavra siríaca que indica também a anunciação do Anjo a Maria.

O início das transmissões está previsto para 25 de março de 2018, Solenidade litúrgica da Anunciação, festa cristã celebrada no Oriente Médio, sobretudo no Líbano, também por muitos muçulmanos.

Suboro TV – lê-se no comunicado divulgado pelo Patriarcado – dedicará um espaço especial na grade de programação às atividades das Igrejas em todo o mundo.

A primeira proposta de criar uma rede de televisão ligada ao Patriarcado sírio-ortodoxo havia surgido durante o Sínodo da Igreja Sírio-ortodoxa em 2009, tendo sido lançada no Sínodo de 2015.

“As perseguições e assimilações – lê-se ainda no comunicado enviado à Agência Fides – ameaçam a nossa existência; assim, existe a necessidade de um novo suporte, um canal que ilumine e una o nosso povo com seus programas”.

O Patriarcado reconhece que existem muitas redes televisivas siríacas, que ajudam também a preservar e divulgar a língua siríaca. Mas acrescenta que cada um destes canais segue a própria “agenda política”, enquanto a ‘Suboro TV’, “como canal ligado à Igreja, não será associado a nenhuma visão ou agenda política”.

Entre os objetivos indicados na “missão” do novo canal, está também o de “difundir o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, a fé da Igreja e os ensinamentos dos Padres da Igreja Ortodoxa siríaca”, além de promover “a compreensão multicultural e o diálogo religioso”.

A ‘Suboro TV’ terá suas sedes de transmissão no Líbano e na Alemanha, com correspondentes na Síria, Iraque, Turquia e junto às comunidades mais consistentes da diáspora sírio-ortodoxa espalhadas no Ocidente.

fonte: http://br.radiovaticana.va

Anúncios