Monge da Igreja Sirian Ortodoxa De Antioquia visita o Seminário S. Francisco de Brasília

No dia 20 de novembro deste ano, o monge da Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia, Isaac Souza, fez uma visita fraterna à Casa de Formação e Centro de estudos dos Frades Menores Conventuais de Brasília. O momento foi de rica partilha, troca de informações e, claro, aprofundamento da caminhada ecumênica.

A caminhada ecumênica a cada dia vai ganhando espaços significativos, no intuito de educar na fé os cristãos e estreitar laços de amizade e respeito no esforço de se construir diálogos estre as famílias litúrgicas cristãs. Neste sentido, Frei Rafael, Reitor do Instituto São Boaventura – ISB em Brasília, dos Frades Menores Conventuais, tem em sua instituição, na grade curricular, dentre tantas temáticas, há a disciplina: “ECUMENISMO”.

Houve no mês de outubro de 2017, através da iniciativa da ISB, a Semana Teológica sobre os 500 anos da Reforma Protestante.

A Igreja Sirian Ortodoxa prestigiou a “Semana Teológica” e estreitou laços fraternos entre os frades. O prior dos frades e o monge da ISOA combinaram uma visita fraterna para se conhecer melhor ambas as igrejas.

Nesta segunda-feira (20-11-2017), na Sede Nacional da Casa de Formação de Filosofia e Teologia, dos Frades Menores Conventuais em Brasília, da Cúria Provincial dos Conventuais Franciscanos: Frei Luís Felipe (Prior) e Frei Almir Rodrigues (Formador), acolhem a visita do Monge Isaac Souza, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Na Capela do Convento, houve o convite a participar com a família franciscana da LITURGIA DAS HORAS (oração do meio-dia). Após a oração, se dirigiram para o refeitório, onde Frei Luís Felipe convidou o Monge Isaac a abençoar os alimentos com a oração do Pai-Nosso em Aramaico. Foram momentos de partilha e trocas de experiências. E após o almoço, se dirigiram para a sala de convivência dos frades onde o prior deu a palavra ao monge para apresentar um pouco sobre a história desta família litúrgica cristã: Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. Houve trocas de presentes e na ocasião, o frei pediu, como gesto de acolhida fraterna que o monge abençoasse as lembranças ofertadas à comunidade franciscana. As orações de bênçãos foram proferidas em Aramaico.

Os frades estão terminando o ano teológico acadêmico, e precisavam retornar aos estudos, como fazem com muita dedicação e esmero. O Monge Isaac Souza e o casal de fiéis que o acompanhava, ficaram em companhia dos frades responsáveis pelo seminário: Frei Luís Felipe (prior) e Frei Almir Rodrigues (formador). Nesta oportunidade, houve a apresentação da história apostólica da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, deste São Pedro (História Eclesiástica: Eusébio de Cesareia. Livro III n. 36), quando esteve em Antioquia na Síria até o atual 123º Patriarca da Sé Petrina de Antioquia: Sua Santidade Moran Mor Ignatius Aphrem II, Karim.

Os frades franciscanos foram presenteados com alguns livros da Igreja Sirian Ortodoxa para compor a biblioteca do Seminário.

Também foram partilhados documentos assinados pelos Papas (Paulo VI – João Paulo II – Francisco I) e os Patriarcas (Jacoub III – Zakka I, Iwas – Aphrem II, Karim), DECLARAÇÕES COMUNS, entre a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Igreja Católica Apostólica Romana (1971 – 1984 – 1994 – 2015), disponível no Site Oficial do Vaticano.

Há dificuldades a serem superadas, mas precisávamos desta oportunidade de diálogo fraternal e comum para nos conhecermos melhor e nos amar como irmãos em Cristo Jesus.

Vale lembrar que tanto a Igreja Sirian Ortodoxa, quanto a Católica Apostólica Romana, fazem parte do CONIC e por vários anos vêm traçando caminhos de comunhão e partilha.

Fonte: http://franciscano.org.br/noticias/item/587-monge-da-igreja-catolica-siriana-visita-o-seminario-s-francisco-de-brasilia

Anúncios