Assembleia Geral Extraordinária elege nova diretoria da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil

Realizada no último dia 25/08 (sábado) no Mosteiro Sirian Ortodoxo São Basílio e Santo Efrém, a AGE – Assembleia Geral Extraordinária – da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil reuniu membros do clero representantes das missões em todo país.

A assembleia foi presidida pelo arcebispo Dom Tito Paulo George Hanna, Arcebispo e Núncio Apostólico das Igrejas Sirian Ortodoxas em missão no Brasil, e pelo padre (monge) Cristiano Lopes, e contou ainda com a presença do arcebispo emérito Dom José Faustino Filho, que presidiu a Igreja nos últimos anos e, dada sua aposentadoria, entregou o cargo este ano.

Além de tratarem de questões administrativas, pastorais e patrimoniais das Igrejas em missão no Brasil, a assembleia elegeu a nova diretoria para o mandato 2018-2022, tendo sido eleito como presidente da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil o senhor arcebispo Dom Tito Paulo George Hanna, e como vice-presidente, o corepíscopo (monsenhor) Paulo Milton Justus. Para o cargo de Vigário Geral da Igreja no Brasil foi eleito o padre (monge) Cristiano Lopes, enquanto para Secretaria Executiva foram eleitos o padre (monge) Isaac Souza (primeiro secretário) e o diácono Pedro Bruno, como secretário adjunto. Para Tesouraria, foram eleitos os padres pe. Flávio Moreira (1º tesoureiro) e pe. Caio Queiroz (tesoureiro adjunto).

Ainda, foi escolhido para o cargo de Relações Públicas da Igreja no Brasil o corepíscopo (monsenhor) Paulo Milton Justus, que já vinha desempenhando este cargo na antiga diretoria e, dados os bons resultados de seu trabalho, teve seu mandato estendido para os próximos quatro anos. Por fim, a assembleia elegeu o Conselho Fiscal, formado pelos seguintes padres: corepícopo (monsenhor) José Ribamar Rodrigues Dias, corepíscopo (monsenhor) Antônio Ferreira Cajango e pe. Edson de Souza Bastos, tendo como suplentes o pe. Pablo Neves, padre (monge) Efrém Fernando e o diácono Claude Loureiro.

A Secretaria Executiva que, até então, sediava-se na cidade de Aparecida de Goiânia – GO, foi transferida para o Mosteiro Sirian Ortodoxo São Basílio e Santo Efrém em Samambaia – DF, que reunirá todo aparato administrativo das missões da Igreja no Brasil.