Santo Sínodo da Igreja Sirian Ortodoxa reúne arcebispos de todo o mundo em Atchane – Líbano

Reunidos no salão de eventos da residência patriarcal em Atchane – Líbano, metropolitas (arcebispos) da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia tanto do oriente quanto da diáspora, sob a presidência de S.S. O Patriarca Mor Ignatius Aphrem II Karim, Patriarca de Antioquia e Todo Oriente, discutiram a atual situação da Igreja em todo o mundo, seus movimentos com a juventude, as relações ecumênicas, as missões nas Américas Central e do Sul, com destaque ao Brasil, ressaltando as comunidades do Oriente Médio que ainda sofrem com a guerra e as consequentes perseguições as minorias da região.

Sua Eminência Mor Tito Paulo Hanna, Arcebispo Presidente e Núncio Apostólico da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil, representa as comunidades em missão em nosso país durante o Sínodo, apresentando a expansão missionária da Igreja e a consolidação dos projetos de organização administrativa e pastoral que vinham sendo implementadas nos últimos anos e que, neste ano, tomaram um novo impulso com a eleição do arcebispo Mor Titos como presidente da Igreja no Brasil e a transferência da Secretaria Executiva para o Mosteiro Sirian Ortodoxo São Basílio e Santo Efrém em Samambaia – DF.

Desde 2012 no Brasil, Mor Tito Paulo Hanna, nascido em Nínive – Iraque, é o representante direto do Patriarcado Sirian Ortodoxo no país, não somente confirmando a missão da Igreja iniciada com Mor Crisóstomos Salama em 1983 (com aprovação patriarcal) como confirmando a legitimidade da mesma até hoje, sem interrupções, haja visto que antes da criação das missões já haviam no Brasil comunidades da Igreja formadas por imigrantes e descendentes de países como Síria, Líbano e Turquia, enquanto as missões foram iniciadas entre brasileiros sem ascendência oriental.

O Santo Sínodo foi iniciado com uma Celebração Eucarística presidida pelo Patriarca na presença dos arcebispos, e se estenderá para os próximos dias. Na tarde do dia 09/10 o presidente do Líbano, Michel Naim Aoun, visitou a residência patriarcal e cumprimentou os membros do Santo Sínodo, fazendo votos de bom trabalho nas reuniões em prol de todo povo siríaco ortodoxo no oriente e todo o mundo.