+ Mor Crisóstomos Salama

topo mor crisostomos

ARQUIVO    |    GALERIA DE FOTOS

Mor Crisóstomos Moussa Matanos Salama (Crisóstomos era seu nome religioso), nasceu na cidade de Homs, na Síria,  numa aldeia chamada Proclos em 27 de setembro de 1930, filho de Matanos Salama e Sara Sino Salama. Foi batizado na Igreja Sirian Ortodoxa São Jorge, aos 10 de novembro de 1930. Em 1950 ingressou na Ordem de São Basílio, ordenado Monge por Mor Atanásio Tau-ma Kassir.

Em 1951 foi ordenado diácono por S.S. Mar Ignátius Afrem I (então patriarca). Foi ordenado sacerdote por Mor Julios Elias Omallour, em Karela na Índia, onde entre os anos de 1952 a 1959 foi professor missionário, sendo Licenciado em 1950 em Filosofia, Teologia, Lingüística e Direito Canônico.

Mor Leolino (à esquerda), Mor Crisóstomos (ao centro) e Mor Faustino

O então “Raban” Moussa Matanos Salama foi transferido por S.S. Mor Ignátius Tiago III (121° Patriarca na Sucessão Petrina de Antioquia) para o Brasil, chegando em 25 de Janeiro de 1959 a Belo Horizonte – MG, para continuar seu ministério apostólico de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de estabelecê-lo aos povos brasileiros.

Em 15 de janeiro de 1982 foi Sagrado Arcebispo Primaz para a Igreja Missionária do Brasil por S.S. Moran Mor Ignátius Zakka I Iwas (122° Patriarca na Sucessão Petrina de Antioquia) em Damasco-Síria. Prudente e obediente, após consultar Sua Santidade o Patriarca, decidiu criar a Arquidiocese Missionária no Brasil, adaptando e traduzindo ritos para a língua portuguesa visando estabelecer a missão entre os brasileiros. Esta entidade Eclesial Missionária no Brasil é concedida no dia 27 de Setembro de 1988, à Mor Crisóstomos Moussa Matanos Salama após ter recebido autorização patriarcal para tal finalidade, como consta em nossas atas oficiais: “a unificação da Arquidiocese do Brasil e a Jurisdição para toda América Latina” (ATAS N° 03/18-10-1988 da 3ª Sessão Ordinária – 3ª Mudança na data do SON’89).

Mor Crisóstomos Moussa Matanos Salama fundou sociedades, escolas, igrejas, comunidades em diversas localidades do Brasil, na Argentina, na Bolívia e no Chile. Iniciou a missão evangelizadora da Igreja no Brasil, abrindo suas portas para todos os interessados, sem qualquer discriminação. Uma Igreja voltada mais para o povo brasileiro. Em 1962 foi eleito arcebispo para a Arquidiocese da América do Sul. Visitou os EUA e o Nordeste brasileiro, também mais tarde, nos anos de 82, 84 e 87. Em 1964 visitou a Argentina e Bolívia, também em 83, 85, 86, 87 e 88. Em 1972 visitou o Oriente Médio, também deu continuidade a estas visitas em 82, 83 e 88. Em 1969, foi naturalizado brasileiro. Em 21 de outubro de 1977 foi nomeado Tradutor Público e Intérprete Comercial, após a realização de concurso público.

Mor Crisóstomos Moussa Salama
Mor Crisóstomos Moussa Salama – Missionário do Brasil

Nos últimos 30 anos editou um boletim quinzenal oficial chamado “O Caminho”. Traduziu liturgias, rituais, livros etc. Publicou centenas de artigos de fundo espiritual, pastoral e religioso. Falava e escrevia árabe, aramaico, francês, inglês, português, espanhol e malailam (língua falada na região do sul da Índia). Tinha conhecimento do sânscrito, latim, grego e hebraico. Conhecia o esperanto (língua artificial, elaborada por Ludwik Lejzer Zamenhof [1859 – 1917]).

O Arcebispo Mor Crisóstomos morreu de um súbito ataque cardíaco em 18 de Abril de 1996 aos seus 66 anos de idade, sendo sucedido por Mor Leolino Gomes Neto com pleno reconhecimento patriarcal.

Bibliografia:

SOUZA, Roberto Demétrio da Silva. 12º Fascículo: Igreja Missionária do Brasil, Revista e Bula Patriarcal e Conclusão Geral. In. Processo de Aperfeiçoamento da Doutrina Cristã Ortodoxa. Aparecida de Goiânia, GO, 2010.

Um comentário

1. Saudades do nosso amigo e diretor, Padre Moussa, colégio São Pedro, onde estudei juntamente com minhas irmãs. De certa forma, era um grande amigo. Que Deus o tenha em um lugar especial.