Mor José Faustino

topo mor faustino

mor josé faustinoBIOGRAFIA

Sua Eminência Mor José Faustino Filho (Efrém) nasceu em 1942 na cidade de Bom Conselho, no estado de Pernambuco. Cursou o Seminário Menor na Casa São José, da diocese de Garanhuns – PE e o Seminário Maior (Filosofia e Teologia) na Congregação dos Padres Josefinos de Murialdo, em Vacaria, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em 1969 e bispo em 1984, sendo entronizado na Eparquia Ortodoxa de Goiás no dia 23 de janeiro de 1993, na ocasião, sendo sagrado monge e recebendo o Eskimo (véu monástico) pelas mãos de Mor Crisóstomos. Após a morte de Mor Crisóstomos Moussa Salama, assumiu a diretoria da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil juntamente com o saudoso Mor Leolino Gomes Neto, ficando responsável pela Secretaria Executiva da Igreja.

Em 2009 participou da histórica visita ao Patriarcado Sirian Ortodoxo de Antioquia, juntamente com a delegação brasileira formada por sacerdotes, diáconos e leigos da Igreja no Brasil, ao lado de Mor Leolino Gomes Neto e do Monsenhor Antõnio Nakkoud, delegado patriarcal da Igreja Sirian Ortodoxa.

Atualmente, é o Arcebispo Presidente das Igrejas de Missão Sirian Ortodoxa no Brasil, cargo assumido após a morte de Mor Leolino Gomes Neto, sendo proclamado por todo clero da Igreja no Brasil no dia 28 de agosto de 2014 e com devido reconhecimento patriarcal pela Carta Patriarcal nº. EN 90/14.

13775621_1044837572274227_7302925428891693578_n

Mor José Faustino é um incansável pastor, sempre amável com seus filhos e filhas espirituais e sempre disposto a defender a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, suas tradições, seu legado e sua missão de levar o Evangelho a toda terra habitada. É autor de diversos artigos, mensagens pastorais, além de estudos e publicações relacionado à Igreja. Em seus mais de 30 anos como bispo e legítimo sucessor dos apóstolos, tornou-se uma referência para toda Igreja no Brasil de um verdadeiro missionário fiel ao mandato de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em terras brasileiras.

DOCUMENTOS    |    MENSAGENS PASTORAIS

É autor dos seguintes livros:

1 – Coletânea de textos teológicos sobre a Igreja Cristã Ortodoxa – Tomo I – 2001;

2 – Maria nos Evangelhos – 2004;

3 – Fé: Vida e seguimento de Cristo – 2013

4 – Coletânea de textos teológicos sobre a Igreja Cristã Ortodoxa – Tomo II – 2014.