+ Mor Leolino Gomes

mor leoino

DOCUMENTOS    |    MENSAGENS PASTORAIS

Dom Leolino Mor Basilius Leolino Gomes Neto Metropolita arcebispo igreja sirian ortodoxa de antioquia brasília DF siríaca syriac orthodox church in brazilMor Basílio Leolino Gomes Neto (Basílio foi seu nome religioso) nasceu na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco, em 28 de novembro de 1939. Aos 25 anos de idade mudou-se para Brasília, no Distrito Federal, dando seguimento à sua vocação religiosa. No dia 10 de janeiro de 1965 foi ordenado sacerdote (presbítero).

Ainda na década de 60 fundou a Creche Lar Educandário Nossa Senhora de Mont’Serrat, no Núcleo Bandeirante em Brasília e que até hoje atende crianças entre 02 e 05 anos de idade. Também fundou o Seminário e Mosteiro da Ordem de São Basílio e Santo Efrém, juntamente com Mor Crisóstomos e Mor José Faustino, onde também localiza-se a Igreja de Nossa Senhora de Mont’Serrat, em 18 de março de 1994.

Foi sagrado bispo em 18 de maio de 1969, e recebeu o Eskimo (véu monástico) sendo sagrado monge da Ordem de São Basílio  em 28 de novembro de 1994.

Mor Leolino foi o metropolita (arcebispo) do Distrito Federal e Presidente da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil até o dia 26 de agosto de 2014, data de seu falecimento.

Que sua memória seja eterna!