Mor Titos – Delegado Apostólico

delegado apostolico

DOCUMENTOS    |    MENSAGENS PASTORAIS

A Delegacia Apostólica da Missão Sirian Ortodoxa no Brasil têm por objetivo representar o Patriarcado Sirian Ortodoxo de Antioquia junto às autoridades brasileiras competentes, bem como auxiliar todas as Igrejas de Missão Sirian Ortodoxa no Brasil em seus trabalhos missionários de evangelização.

O atual delegado apostólico no Brasil é Sua Eminência Mor Titos Paulo Tuza, nomeado em 2012 pelo saudoso patriarca Inácio Zakka I. Abaixo apresentamos um breve histórico sobre o núncio apostólico no Brasil, seguido de seus contatos:

MOR TITOS PAULO TUZA – Biografia

Mor TitusSua Eminência Mor Titos Paulo Tuza nasceu em 1º de maio de 1961, em Musul (região de Nínive, onde esteve o profeta Jonas) no Iraque. Além de sua formação básica e secundária, cursou a Faculdade de Mecânica.

Esteve na guerra entre Iraque e Iram durante 8 anos, até o ano de 1989, onde era tenente. Após esse período, ingressou no seminário e na faculdade de Teologia de Santo Efrém, em Musul no Iraque, até 1993. Ao concluir, ficou ainda como professor de Sagrada Escritura e Liturgia até 1993.

Entre 1994 e 1999 foi enviado por Sua Santidade Moran Mor Inácio Zakka I Iwas para estudar na faculdade de Teologia de Atenas, na Grécia. No dia 20 de junho de 1994 recebeu o véu monástico e foi ordenado diácono evangelista. Foi ordenado sacerdote em 1996 por Sua Santidade o Patriarca Inácio Zakka, que saudosa memória. Em 2000 foi condecorado com a Cruz Peitoral por Sua Santidade.

Serviu à Santa Igreja na Suécia, de onde também tem nacionalidade, na Igreja de São Mateus e posteriormente no Mosteiro e Seminário Teológico de Santo Efrém, em Damasco – Síria, até 2011.

417675_170222153128630_2065776052_n

No início de 2012 foi sagrado bispo por Sua Santidade Moran Mor Inácio Zakka I Iwas, para servir como Delegado Apostólico para as Igrejas de Missão Sirian Ortodoxa no Brasil.