Santos Padres

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia possuiu vários santos ilustres, cujas vidas e obras tiveram uma enorme influência não só na tradição siríaca, mas em toda a cristandade. A rica herança litúrgica da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é apenas um de seus legados.

Estudiosos da Igreja, como Mor Yacob de Edessa (São Tiago de Edessa), Jorge, o bispo dos árabes, e Moisés Bar Kepha desempenharam um importante papel na transmissão de conhecimentos gregos para o mundo árabe, assim como numerosos autores sirian ortodoxos também registraram contas historiográficas. Entre eles estão obras como:

1 – História Eclesiástica de João de Éfeso;
2 – Crônicas de Yacob de Edessa:
3 – Crônicas de Zuqnin (erroneamente atribuídas ao Patriarca Dionísio de Tel-Mahre);
4 – Crônicas do Patriarca Mikhayel Rabo, o cronógrafo;
5 – História Eclesiástica do Maphryono Gregorius Bar `Ebroyo.

Da mesma forma que veneramos homens e mulheres santos que viveram nos primeiros séculos e que são igualmente venerados por outras Igrejas, como os apóstolos, patriarcas, a Virgem Maria Mãe de Deus, também possuímos uma série de homens e mulheres santos pertencentes à tradição siríaca, cuja memória somente nossa Igreja comemora. A Igreja nunca desenvolveu um processo formal para proclamar alguém como santo. O que temos é uma pessoa santa que publicamente foi reconhecida como tal e é aclamada como tal de forma popular. Com o tempo a memória desse santo passa a ser lembrada nas liturgias locais e, posteriormente, é generalizada e reconhecida oficialmente pela Igreja.

Em breve disponibilizaremos aqui a biografia de nossas principais santos da tradição siríaca, bem como traduções de textos, sermões, livros etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s