114º Mor Inácio Elias III – Santo

mor inácio elias IIISanto Inácio Elias III foi o 114º sucessor de São Pedro na Sé de Antioquia. Foi ordenado sacerdote em 1892 pelo então patriarca Mor Inácio Pedro IV, sagrado bispo em 1908 pelo patriarca Mor Ignatius Abded-Aloho II e finalmente elevado ao trono do patriarcado em 1917.

Muito querido pelos cristãos armênios, santo Inácio Elias III foi um grande protetor deste povo, tendo dado refúgio a cerca de 7000 armênios durante as perseguições e massacres na Turquia. Foi também o último patriarca a residir no mosteiro de Mor Hananyo (sede do patriarcado de 1160 a 1932, ou seja, praticamente todo o segundo milênio) e dentre seus inúmeros feitos, podemos destacar a luta pela unidade da Igreja Malankara, na índia, onde estão os restos mortais do santo patriarca, cuja memória é celebrada por toda a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, mas especialmente na índia, onde milhares de fiéis peregrinos se reúnem no dia 13 de fevereiro para festejar a memória do santo.